ideias /
Revitalização e Cidade
Para o First Humaitá, projeto de retrofit localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, um dos grandes desafios que tivemos foi a alteração de uso atual de escritórios e edifício garagem para um residencial com lazer completo.
Respeitando a volumetria original, nós orquestramos uma composição de formas intrigantes e expressivas, utilizando materiais nobres que deixam transparecer o ineditismo e o tornam uma nova referência do lugar.
Um dos pontos chave da revitalização foi a inclusão de varandas, conseguindo assim tirar o máximo de proveito da localização privilegiada do edifício que possui algumas das vistas mais belas da cidade. Ao mesmo tempo em que preservamos o contexto urbano, buscamos respeitar a paisagem e a história do bairro Humaitá.
Convertemos o uso das vagas de estacionamento dando vida a esses espaços, transformando-os em apartamentos. Essa decisão foi possível devido à excelente oferta de transporte público nas proximidades do empreendimento, permitindo assim que o bairro do Humaitá desfrute de mais vitalidade urbana e menos dependência de veículos.
Além disso, selecionamos materiais certificados e que atendem às especificações das normas, facilitando a manutenção dos ambientes e garantindo conforto e praticidade na vida dos futuros moradores.
Outro projeto que merece destaque é o Hotel Aretê em Búzios. Ao assumirmos a completa renovação desse espaço, tornando-o um dos destaques do Masterplan Aretê, projeto também realizado pelo nosso escritório para a cidade de Búzios. Mantivemos a estrutura original do hotel, ao mesmo tempo em que o atualizamos para atender aos mais altos padrões contemporâneos de conforto e design.
No Botanique 211, localizado no charmoso bairro do Jardim Botânico, assumimos o desafio de revitalizar um antigo casarão histórico, respeitando sua arquitetura original e relevância cultural. Em um exercício delicado de harmonização entre o passado e o presente, acrescentamos aos fundos da edificação existente um novo edifício residencial, que se integrou perfeitamente ao entorno, valorizando o patrimônio arquitetônico e contribuindo para a sustentabilidade urbana.